Tratamentos de calázio + terçol

Muitos pacientes nos procuram perguntando qual é a diferença entre um calázio e um terçol.

Foto meramente ilustrativa.
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico

Calázio
Um calázio é uma das lesões inflamatórias mais comuns que afetam a pálpebra, causada por uma glândula obstruída . Seus sintomas variam de um nódulo pequeno e indolor a uma inflamação dolorosa em toda a pálpebra.

Foto meramente ilustrativa.
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico

Terçol
Por outro lado, um terçol é uma infecção bacteriana na base do folículo dos cílios. Geralmente se parece com um caroço vermelho localizado.

Embora terçol e calázio possam parecer semelhantes, eles têm causas diferentes e requerem tratamentos diferentes se não resolverem por conta própria.

O Dr. Flávio incentiva os pacientes a agendar um exame oftalmológico se o inchaço doloroso da pálpebra não desaparecer em 36 a 48 horas.

Como um calázio se origina?

Um calázio começa como um pequeno nódulo subcutâneo indolor na pálpebra que pode progredir para causar uma pálpebra vermelha, inchada e dolorida. Embora um calázio possa se desenvolver nas pálpebras superiores e inferiores, é mais comum na pálpebra superior.

Os calázios se originam de glândulas meibomianas obstruídas, que são glândulas sebáceas na borda da pálpebra. Essas glândulas secretam lipídios que protegem os olhos impedindo a evaporação do filme lacrimal. Quando a glândula fica bloqueada, seus fluidos vazam para os tecidos circundantes, desencadeando uma resposta inflamatória, que leva à formação do calázio.

Calázio e Terçol: Qual é a diferença?

Um terçol, ou hordéolo externo, é uma glândula de óleo inflamada que se apresenta como uma pequena protuberância vermelha e dolorosa. Um terçol externo se desenvolve na borda da pálpebra e se apresenta como uma pequena protuberância vermelha e dolorosa. Geralmente é causada por uma infecção bacteriana no folículo dos cílios. Um terçol não tratado pode resolver por conta própria, mas em alguns casos pode piorar progressivamente com vermelhidão, inchaço e dor. Às vezes requer antibióticos para resolvê-lo.

Um calázio se desenvolve quando a glândula meibomiana fica bloqueada – não é uma infecção bacteriana. Geralmente é doloroso por 24 a 36 horas, depois geralmente se sente melhor. Se não resolver, no entanto, um calázio pode exigir injeção de esteroides ou excisão cirúrgica para tratá-lo.

Ambos são semelhantes e pode ser difícil para um leigo distinguir entre os dois. Ambos apresentam vermelhidão, geralmente alguma dor e pálpebra inchada. Se a dor e a vermelhidão continuarem após 36-48 horas, recomendamos agendar uma consulta.

 

Remoção de calázio: Como é tratado um calázio?

Um calázio não tratado pode resolver sozinho dentro de algumas semanas. No entanto, também pode desenvolver uma infecção secundária aguda ou aumentar de tamanho. Se colocar muita pressão na córnea, pode levar a astigmatismo ou visão reduzida no campo visual periférico superior.

 

Cuidado Conservador

Uma massagem suave nas pálpebras e compressas quentes aplicadas na pálpebra por 10 a 15 minutos várias vezes ao dia ajudam a abrir a glândula bloqueada, permitindo que as secreções oleosas do cílio infectado sejam drenadas.

Cuidados médicos

O Dr. Flávio pode injetar esteróides na pálpebra para diminuir a inflamação. Mais de uma injeção pode ser necessária.

O calázio recorrente também pode ser tratado profilaticamente com tetraciclinas sistêmicas ou antibióticos macrolídeos tópicos, como pomada de eritromicina.

Cirurgia

Quando um calázio não responde aos cuidados médicos, é grande e sintomático ou interfere na visão, o Dr. Flávio pode decidir que um procedimento de remoção do calázio é necessário. Depois de injetar um anestésico local, o Dr. Flávio faz uma pequena incisão e remove os fluidos do calázio.

Como tratar terçol?

Terçol não requer muito tratamento, pois geralmente desaparece por conta própria em alguns dias. Compressas quentes aplicadas na base do cílio infectado são altamente recomendadas – elas ajudam a amolecer os fluidos dentro do terçol, permitindo que ele escorra.

Em alguns casos, se o terçol não recuar, o Dr. Flávio o trataria com um antibiótico oral. A principal lição aqui é evitar apertar ou tentar estourar a protuberância, pois isso pode causar a propagação da infecção.

Se você está pronto para dar o próximo passo em cuidados com os olhos, descubra se você é um bom candidato para a cirurgia ocular agendando uma consulta no consultório do Dr. Flávio Sartori em Campinas, São Paulo.