O que é a retinopatia diabética?
Foto meramente ilustrativa.
RETINOPATIA DIABÉTICA AVANÇADA – HEMORRAGIAS RETINIANAS, EXSUDATOS LIPÍDICOS
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico
A retinopatia diabética ocorre quando os vasos sanguíneos da retina incham, vazam ou fecham, o que pode causar o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos anormais na retina.
Esta foto mostra retinopatia diabética avançada com hemorragias retinianas (área escura) e exsudatos lipídicos (manchas amarelas), que podem levar à perda da visão.
A retinopatia diabética em estágio inicial pode ser leve e não requer tratamento. Em estágios avançados, no entanto, pode levar a sangramento no olho, rasgos na retina ou destacamentos, e cegueira
Dano furtivo
Quando os vasos afetados estão situados dentro da mácula (a parte central da retina responsável por ver em detalhes), o paciente notará sua visão embaçada.
Quando os vasos afetados estão situados fora da mácula , no entanto, o paciente pode não notar nada – mas um dano significativo já está em andamento.
Tratamento da retinopatia diabética
Os tratamentos para a retinopatia diabética variam amplamente, dependendo da gravidade da doença e da localização das áreas afetadas.
Os tratamentos incluem:
> Fotocoagulação a laser de argônio
> Injeções intraoculares
> Intervenção cirúrgica
Os pacientes diabéticos que não têm diagnóstico de retinopatia diabética podem ser vistos por seu oftalmologista uma vez por ano. Para pacientes diabéticos diagnosticados com retinopatia diabética, a frequência das visitas será determinada após um exame oftalmológico completo e consulta com o médico.
Se o dano retiniano for extenso, o Dr. Flavio pode encaminhá-lo a um subespecialista em retina para tratamento adicional.
O diabetes também pode levar a outros problemas oculares, como catarata e glaucoma.
Catarata
O excesso de açúcar no sangue associado ao diabetes também pode causar catarata ou turvação do cristalino natural, exigindoCirurgia de catarata.
Glaucoma
Glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico dos olhos devido ao aumento da pressão intra-ocular. Ter diabetes pode aumentar substancialmente as chances de desenvolver glaucoma.