Quais são os tipos de glaucoma?
Existem vários tipos de glaucoma, mas os mais comuns se enquadram em duas categorias: ângulo aberto e ângulo fechado .
Glaucoma de Ângulo Aberto
O glaucoma de ângulo aberto representa a maioria dos casos. O glaucoma de ângulo aberto é assintomático – o que significa que ocorre sem sintomas perceptíveis. Muitas vezes pode não ser diagnosticado semexames adequadose piorar com o tempo sem tratamento.
Glaucoma de Ângulo Fechado
O glaucoma de ângulo fechado é menos comum, mas mais prejudicial e é marcado por um rápido aumento da pressão ocular.
Um ataque súbito e agudo é uma emergência médica, pois o aumento rápido da PIO pode levar à perda severa e permanente da visão. Visão diminuída repentina, dor ocular e, às vezes, náusea ou vômito são sinais potenciais de glaucoma de ângulo fechado.
Que tratamento para glaucoma um especialista pode recomendar?
O tratamento do glaucoma deve ser adaptado a cada paciente individualmente. O Dr. Flavio irá formular o melhor plano de tratamento para o seu caso único após um exame completo.
O tratamento do glaucoma se concentra em diminuir a pressão intraocular (PIO) do olho e mantê-la dentro de uma faixa que evite mais danos ao nervo óptico. Isso pode ser conseguido através de medicamentos
Medicamentos
Vários medicamentos são eficazes na redução da PIO. Os colírios prescritos reduzem a alta pressão diminuindo a quantidade de humor aquoso criado no olho ou ajudando a drenar o fluido do olho. Cada um reduz a PIO em um grau diferente.
Você precisará ser monitorado periodicamente para garantir o sucesso do tratamento.
Caso seja necessária medicação para controlar seu glaucoma, o Dr. Flavio recomendará a classe ideal de medicamentos e garantirá que você entenda como aplicar as gotas.
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico