Tratamento do Glaucoma: Como um oftalmologista pode ajudar

O glaucoma é uma doença ocular progressiva que atinge o nervo óptico, geralmente associada à alta pressão dentro do olho. Sem tratamento, o glaucoma pode eventualmente levar à cegueira.

Segundo OMS, o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que 900 mil pessoas são portadoras da doença.

Como o glaucoma vem com poucos sinais de alerta, exames regulares com oftalmologista são importantes para a detecção precoce e prevenção da perda de visão. Muitas pessoas têm glaucoma, mas não apresentam problemas de visão até que haja danos permanentes no nervo óptico.

O que causa o Glaucoma?

A maioria dos casos de glaucoma é causada pela alta pressão intraocular (PIO), que é determinada pela quantidade de fluido ou humor aquoso do olho.
 
A quantidade de humor aquoso produzida no olho deve estar em equilíbrio com a quantidade que sai do sistema de drenagem primário do olho, a malha trabecular.
 
Se o fluido não puder drenar naturalmente e começar a se acumular, o fluido preso causa aumento da pressão intraocular ao longo do tempo. A pressão crescente danifica lentamente o nervo óptico, levando à perda da visão periférica e central e, por fim, à cegueira.
 
O nervo óptico não pode se reparar, então o dano é permanente.

Quais são os tipos de glaucoma?

Existem vários tipos de glaucoma, mas os mais comuns se enquadram em duas categorias: ângulo aberto e ângulo fechado .


Glaucoma de Ângulo Aberto
O glaucoma de ângulo aberto representa a maioria dos casos. O glaucoma de ângulo aberto é assintomático – o que significa que ocorre sem sintomas perceptíveis. Muitas vezes pode não ser diagnosticado semexames adequadose piorar com o tempo sem tratamento.

Glaucoma de Ângulo Fechado

O glaucoma de ângulo fechado é menos comum, mas mais prejudicial e é marcado por um rápido aumento da pressão ocular.

Um ataque súbito e agudo é uma emergência médica, pois o aumento rápido da PIO pode levar à perda severa e permanente da visão. Visão diminuída repentina, dor ocular e, às vezes, náusea ou vômito são sinais potenciais de glaucoma de ângulo fechado.

Que tratamento para glaucoma um especialista pode recomendar?

O tratamento do glaucoma deve ser adaptado a cada paciente individualmente. O Dr. Flavio irá formular o melhor plano de tratamento para o seu caso único após um exame completo.

O tratamento do glaucoma se concentra em diminuir a pressão intraocular (PIO) do olho e mantê-la dentro de uma faixa que evite mais danos ao nervo óptico. Isso pode ser conseguido através de medicamentos

Medicamentos

Vários medicamentos são eficazes na redução da PIO. Os colírios prescritos reduzem a alta pressão diminuindo a quantidade de humor aquoso criado no olho ou ajudando a drenar o fluido do olho. Cada um reduz a PIO em um grau diferente.

Você precisará ser monitorado periodicamente para garantir o sucesso do tratamento.

Caso seja necessária medicação para controlar seu glaucoma, o Dr. Flavio recomendará a classe ideal de medicamentos e garantirá que você entenda como aplicar as gotas.

 

Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico

Se você está pronto para dar o próximo passo em cuidados com os olhos, descubra se você é um bom candidato para a cirurgia ocular agendando uma consulta no consultório do Dr. Flávio Sartori em Campinas, São Paulo.