Síndrome do Olho Seco

A síndrome do olho seco é uma condição comum na qual o olho não é capaz de produzir lágrimas suficientes para lubrificar o olho.

Essas lágrimas, necessárias para a saúde dos olhos, são responsáveis por lubrificar o olho, varrer objetos estranhos e reduzir o risco de infecções.

Sintomas de olho seco, alguns sintomas:

Sensações de coceira, picadas ou queimação
Uma sensação de algo no olho
Visão embaçada
Olhos marejados
Sensibilidade à luz

Causas do olho seco

Os olhos secos podem ocorrer quando o olho produz uma quantidade insuficiente de lágrimas ou lágrimas de qualidade insuficiente para fazer o seu trabalho.

Estar exposto ao ar seco (como em um avião ou sala com ar-condicionado) ou olhar para uma tela por um longo período são duas situações comuns em que as pessoas sentem os olhos secos.

No entanto, alterações hormonais e outros fatores também podem alterar a membrana protetora do olho.

Se esta situação for recorrente, o melhor é consultar o seu oftalmologista e obter um exame oftalmológico completo.

Lágrimas Insuficientes

A produção de lágrimas pode diminuir com a idade ou como resultado de outras condições médicas ou medicamentos.

Lágrimas de má qualidade

As lágrimas são feitas de água, óleo e muco. Se os três componentes não estiverem em equilíbrio, as lágrimas não funcionarão adequadamente, resultando em olhos secos.

A chave para o tratamento de olhos secos é garantir a lubrificação adequada para reduzir os sintomas e garantir que a visão não seja prejudicada.

Tratamento de Olho Seco

Adicionando Lágrimas Artificiais

Lágrimas artificiais de venda livre podem ser usadas regularmente para tratar casos leves quando o olho não está produzindo lágrimas suficientes.

Se seus olhos estiverem irritados e vermelhos, não é recomendado que você use gotas rotuladas como “alívio de vermelhidão” ou alegando remover a vermelhidão. Essas gotas não tratam nada medicamente e às vezes podem piorar a situação.

Sinta-se à vontade para trazer colírios para sua consulta para mostrar ao Dr. Flávio se você não tiver certeza.

Aumentar a produção de lágrima

O Dr. Flávio pode prescrever colírios que aumentam a produção de lágrimas.