Olho vermelho: Sintomas + tratamento

O termo “olho vermelho” ou “pink eye”, refere-se mais comumente à conjuntivite , uma infecção ocular associada a vermelhidão, irritação e secreção aquosa.

A vermelhidão dos olhos pode ser causada por uma grande variedade de condições, variando de secura e irritação leves a doenças graves que ameaçam a visão.

Como resultado, é essencial para o seu oftalmologista para estabelecer o diagnóstico correto e o plano de tratamento.

O que causa conjuntivite?

A conjuntiva é uma membrana transparente e fina que repousa sobre a esclera (a parte branca do olho). Esta condição é chamada de conjuntivite, olho vermelho ou olho rosa (pink eye).

Diferente do olho seco, a conjuntivite é mais frequentemente causado por um vírus muito parecido com um resfriado comum, o adenovírus. A condição pode desaparecer por conta própria e os antibióticos geralmente não são necessários.

Ocasionalmente, uma conjuntivite de olho vermelho pode ser bacteriana em vez de viral, e o paciente pode apresentar secreção mucosa em um ou ambos os olhos. Se houver suspeita de infecção bacteriana, serão prescritos colírios ou pomadas antibióticas.

Fotos meramente ilustrativas.
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico

Quais são as outras causas de conjuntivite?

Hemorragia subconjuntival

Uma hemorragia subconjuntival ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem sob a conjuntiva. O sangue tende a se acumular entre a esclera (parte branca do olho) e a conjuntiva (membrana transparente que a cobre) e leva de dias a semanas para limpar por conta própria.

Mais comumente, os pacientes acordam percebendo que seu olho está vermelho quando se olham no espelho, sem apresentar nenhum outro sintoma. Pode parecer assustador, mas a hemorragia não afetará o olho ou sua função.

Alergias

Muitas pessoas sofrem de conjuntivite alérgica sazonal, enquanto outras sofrem durante todo o ano.

A conjuntivite alérgica pode se apresentar de várias maneiras, desde casos leves, facilmente controlados com colírios anti-histamínicos de venda livre, até casos graves que requerem tratamento mais intensivo.

Condições oculares graves

Algumas doenças oculares acompanhadas de um olho rosa/vermelho podem ter consequências graves se não forem diagnosticadas e tratadas prontamente. Estes incluem condições como uveíte, esclerite,glaucoma de ângulo fechado, úlceras de córnea e muitos outros. A vermelhidão pode estar presente em apenas um olho ou em ambos.

É importante determinar a causa do seu olho rosa/vermelho e se a condição requer tratamento imediato.