Moscas Volantes e Flashes

Moscas Volantes e flashes são muito comuns e podem ser inofensivos.

No entanto, se forem causados por trauma ou descolamento da retina, podem ser graves e requerem tratamento para evitar a perda da visão

As moscas volantes e os flashes aparecem principalmente em pessoas mais velhas e são causados ​​pelo encolhimento natural do vítreo – um fluido semelhante a um gel no olho.

Moscas volantes são pequenas manchas, pontos ou linhas que às vezes flutuam em seu campo de visão.

O aparecimento de moscas volantes pode ser acompanhado por flashes de luz, parecendo que estão diante de seus olhos, bloqueando sua visão. No entanto, eles estão realmente flutuando dentro do seu olho.

O que você está vendo é a sombra de minúsculos aglomerados de células dentro do gel vítreo que preenche seus olhos.

De onde vêm as moscas volantes e os flashes?

O vítreo pode engrossar e encolher à medida que envelhecemos, às vezes resultando em pequenos aglomerados ou fios que percebemos como moscas volantes. Se o vítreo permanecer parcialmente preso à retina à medida que encolhe, às vezes pode puxar a retina, o que causa luzes piscantes.

Outras causas incluem qualquer trauma ou dano ao olho, enxaquecas ou descolamento de retina.

Tratamentos para moscas volantes e flashes

Na maioria das vezes, as moscas volantes não são um sinal de nenhum problema sério e precisam apenas ser monitoradas para garantir que não aumentem em número ou tamanho em um curto período de tempo.

No entanto, se as moscas volantes forem acompanhadas de flashes, pode ser um sinal de descolamento de retina, uma condição mais séria que pode exigir tratamento.

 

Se você está pronto para dar o próximo passo em cuidados com os olhos, descubra se você é um bom candidato para a cirurgia ocular agendando uma consulta no consultório do Dr. Flávio Sartori em Campinas, São Paulo.