Exame Oftalmológico Abrangente
Exames oftalmológicos abrangentes são essenciais para avaliar com precisão a visão e detectar o mais cedo possível qualquer doença ocular assintomática em seus estágios iniciais.
Exame Oftalmológico Abrangente
Exames oftalmológicos abrangentes são essenciais para avaliar com precisão a visão e detectar o mais cedo possível qualquer doença ocular assintomática em seus estágios iniciais.
Visão Geral
O que inclui um exame oftalmológico abrangente?
A dilatação ocular é um componente crítico de um exame abrangente porque dá ao oftalmologista uma visão clara da retina, mácula, nervo óptico e vasos sanguíneos. O Dr. Flavio pode detectar sinais precoces de doenças oculares progressivas com um exame oftalmológico dilatado.
Doenças como Retinopatia diabética, relacionado a idade degeneração macular, e glaucoma, exibem alterações visíveis dentro do olho, como vasos sanguíneos inchados, depósitos amarelos e escavação do nervo óptico.
Principais testes incluídos em um exame oftalmológico abrangente
Além da triagem para daltonismo, movimento ocular, percepção de profundidade e refração, outros testes importantes em um exame oftalmológico abrangente incluem:
Tonometria: mede a pressão ocular para detectar o glaucoma
Teste de campo visual: mede a visão periférica (lateral)
Teste de acuidade visual: testa a visão a várias distâncias
Exame com lâmpada de fenda: microscópio binocular usado para examinar estruturas externas e internas sob alta ampliação
A triagem básica da visão não é o mesmo que um exame oftalmológico abrangente, portanto, se você estiver atrasado para uma avaliação oftalmológica completa, agenda uma consulta no consultório do Dr. Flavio em Campinas, São Paulo.
Qual é a diferença entre um oftalmologista e um optometrista?
Um oftalmologista é um médico (MD) ou um médico de medicina osteopática (DO) especializado em saúde ocular e cuidados com a visão. Os oftalmologistas completaram quatro anos de pós-graduação em medicina, um ano de internato médico e três anos de residência em oftalmologia.
Com o oftalmologista Dr Flavio, você terá um tratamento com um profissional que possui experiência no diagnóstico e tratamento de doenças oculares e na realização de cirurgias oculares usando a tecnologia mais recente.
Os optometristas são técnicos que obtiveram um diploma em Optometria (OD).
Foto meramente ilustrativa.
Dr. Flávio Sartori Jr | CRM 67764 | Diretor clínico responsável técnico
Cronograma recomendado para exames oftalmológicos completos
Abaixo de 40 anos: a cada 1-2 anos
40-54 anos de idade: a cada 1 ano
55-64 anos de idade: a cada 6 meses
65 anos ou mais: a cada 6 meses
Quando os adultos devem agendar um exame oftalmológico completo?
O Dr. Flavio recomenda fazer um exame inicial para avaliar a saúde dos seus olhos aos 40 anos de idade. Além de identificar sinais precoces de doenças oculares, esse exame fornece uma comparação a ser usada em exames futuros. Isso ajuda a detectar mudanças sutis nas estruturas dentro do olho.
Pacientes com fatores de risco como diabetes e hipertensão podem necessitar de exames mais frequentes. Caso contrário, o cronograma recomendado para exames oftalmológicos abrangentes é:
Abaixo de 40 anos: a cada 1-2 anos
40-54 anos de idade: a cada 1 ano
55-64 anos de idade: a cada 6 meses
65 anos ou mais: a cada 6 meses
Com exames oftalmológicos regulares, condições oculares que se desenvolvem por anos sem causar sintomas, como retinopatia diabética, degeneração macular e glaucoma, podem ser detectados e tratados antes que causem perda de visão.