Degeneração Macular Sintomas + Tratamentos

Estima-se que aproximadamente 10% das pessoas entre 65 e 74 anos e cerca de 30% das com mais de 75 anos tenham a doença no mundo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem com o problema no Brasil.

Por esta razão, encorajamos os adultos a fazerem exames oftalmológicos completos periódicos com um especialista.

O que é a Mácula?

A mácula é uma área oval na porção central da retina. No centro da mácula, a fóvea contém a maior parte dos seis milhões de cones do olho, que são fotorreceptores responsáveis pela visão de cores e alta acuidade visual.

A mácula é amarela devido às altas concentrações de zeaxantina e luteína – carotenóides que protegem a área da luz ultravioleta.

O que causa a degeneração macular?

A degeneração macular, ou degeneração macular relacionada à idade (AMD) , se desenvolve quando as células da mácula se deterioram, afetando a visão.

Entre os primeiros sinais de DMRI estão as drusas , depósitos amarelos de lipídios que se desenvolvem naturalmente na retina.

Nem sempre causam problemas, mas quando as drusas são moles e grandes, elas se acumulam e podem interferir na capacidade da mácula de obter nutrientes e eliminar resíduos. Como resultado, eles aumentam o risco de AMD.

Drusas são visíveis durante o exame oftalmológico. 

Quais são os sintomas da degeneração macular?

Nos estágios iniciais, os pacientes raramente apresentam sintomas. À medida que a doença progride, no entanto, eles podem experimentar:

Visão embaçada ou distorcida
Visão central reduzida
Diminuição do brilho da cor
Perda de visão de cores
Dificuldade de adaptação à pouca luz
Dificuldade em reconhecer rostos

 

Quais são os estágios da AMD?

Os estágios da DMRI são determinados por alterações na retina. À medida que a DMRI progride, dois tipos de degeneração macular podem ser diagnosticados:

Degeneração macular não exsudativa ou seca

Mais de 90% dos pacientes diagnosticados com DMRI têm esse tipo, que progride lentamente ao longo de muitos anos. Drusas e atrofia ou adelgaçamento celular estão presentes, levando à perda gradual da visão central.

Degeneração macular exsudativa ou úmida

A coróide é uma camada atrás da retina responsável por nutrir as células da retina. À medida que novos vasos sanguíneos se formam, eles podem se estender para o espaço sub-retiniano, causando sangramento e inchaço, o que leva a danos na retina, descolamento e cegueira.

 

Se você está pronto para dar o próximo passo em cuidados com os olhos, descubra se você é um bom candidato para a cirurgia ocular agendando uma consulta no consultório do Dr. Flávio Sartori em Campinas, São Paulo.