Visão geral da cirurgia de catarata
Restaurar a perda de visão relacionada à catarata em nosso consultório em Campinas, São Paulo.
O que são Cataratas?
A catarata é uma condição ocular em que a lente dentro do olho se torna turva e endurecida ao longo do tempo, permitindo que cada vez menos luz entre.
O que ocorre?
Isso faz com que a visão fique mais turva e embaçada e pode tornar as atividades diárias cada vez mais difíceis.
Mudar seus óculos não vai melhorar a função visual neste momento, e LASIK também não pode ajudar.
Cirurgia
Durante a cirurgia de catarata, o Dr. Flavio remove essa lente turva e a substitui por uma nova lente artificial para melhorar a visão. É quase como implantar uma lente de contato no próprio olho. O procedimento é rápido e indolor – a remoção média da catarata leva de 10 a 15 minutos .
O que é presbiopia?
Além de corrigir a catarata por meio de cirurgia, também realizamos a cirurgia de correção da visão para presbiopia . A presbiopia é a perda da visão de perto relacionada ao envelhecimento normal.
Normalmente, a lente dentro de um olho mais jovem é flexível, ajustando facilmente sua forma quando mudamos nosso olhar de um objeto distante para um objeto próximo.
À medida que nos aproximamos dos quarenta anos, a lente começa a endurecer, perdendo essa flexibilidade e não pode mais mudar de foco para objetos próximos. Presbiopia é o nome para essa perda de transição suave.
Anteriormente, esses problemas oculares tinham que ser tratados separadamente: catarata com cirurgia e presbiopia com óculos ou lentes de contato.
Eliminando óculos
Substituindo a lente turva (catarata) por uma nova lente intraocular, ou LIO, a cirurgia de catarata agora pode corrigir a presbiopia e outras condições de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo . Isso permite que os pacientes enxerguem com clareza em todas as distâncias – longe, médio alcance e de perto – sem óculos.
As lentes avançadas implantadas durante a cirurgia de catarata podem eliminar a necessidade de óculos em todas as distâncias de visão.
Quais são os diferentes tipos de catarata?
Na maioria dos casos, a catarata se correlaciona com o envelhecimento. Esses incluem:
Esclerose
Nuclear
A catarata relacionada à idade mais comum, a esclerose nuclear, ocorre quando o centro do cristalino gradualmente endurece e amarela. Os principais sintomas da catarata incluem visão embaçada, dificuldade de leitura, visão noturna ruim, miopia e cores que parecem menos vibrantes.
Catarata
Cortical
A catarata cortical afeta a borda externa da lente, que se torna branca ou opaca. O sintoma mais comum é o brilho excessivo, principalmente à noite. A catarata cortical também pode afetar a visão de perto e de longe.
Catarata subcapsular
posterior
Este tipo de catarata geralmente afeta pacientes mais jovens, aqueles com certas condições médicas, como diabetes, ou aqueles que tomaram certos medicamentos sistêmicos. Este tipo de catarata geralmente leva a um rápido declínio da visão; felizmente, porém, a visão pode ser restaurada por meio de cirurgia de catarata.